top of page

Conheça nosso programa

Mãos Pro Futuro é o programa pioneiro em Logística Reversa de embalagens em geral no Brasil.

Desde 2006, o programa Mãos Pro Futuro oferece soluções de logística reversa, proporcionando geração de trabalho, melhoria de renda e inclusão social, fundamentalmente por meio de parceria com cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Por estas características é um sistema de logística reversa essencialmente estruturante!

Entre outras inovações, o Mãos Pro Futuro tornou possível rastrear a destinação adequada das embalagens pós-consumo, algo impensável há alguns anos, quando as cooperativas mantinham controles de produção e gestão informais. Desde 2017, as cooperativas parceiras realizam o registro e validação de suas notas fiscais através de uma plataforma digital. A partir de 2021, um verificador independente foi contratado, com o objetivo de garantir a não colidência entre as notas fiscais que comprovam os resultados de recuperação das embalagens pós consumo, assegurar a unicidade entre os sistemas, evitando a duplicidade de contabilização de resultados e gerar adicionalidade de massa recuperada e efetivamente destinada para a reciclagem.

O Mãos Pro Futuro é realizado com sucesso nos 26 Estados e no Distrito Federal, beneficiando milhares de pessoas e famílias!

 

As cooperativas de catadores de materiais recicláveis realizam a coleta seletiva, a triagem dos materiais e encaminham esses materiais para a reciclagem. 

 

Valorizar o profissional que trabalha com materiais recicláveis é uma forma de apoiar a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

 

​O resultado? Mais qualidade de vida para todos!

Estruturação:

Investir em infraestrutura e equipamentos das cooperativas parceiras;

Capacitação:

Investir no empreendedorismo e gestão das cooperativas parceiras, com assessoria técnica e consultorias especializadas;

Educação Ambiental:

Educar o consumidor para a correta separação dos materiais recicláveis e destinação para a coleta seletiva.

PPT:

Pagamento por tonelada produzida pelas cooperativas parceiras.

Como funciona?

O Programa Mãos Pro Futuro, atua representando o setor industrial através das suas entidades gestoras, ABIHPEC, ABIMAPI e ABIPLA. Praticando a Logística Reversa por meio da Estruturação, Capacitação e Divulgação das Cooperativas, e comprovando o retorno de embalagens pós consumo à indústria de matéria-prima.

Objetivos do Programa

Mãos Pro Futuro

Melhorar os índices de destinação correta das embalagens pós consumo, que compõem a fração seca dos resíduos sólidos urbanos ou equiparáveis, por meio da reciclagem.

Ajudar a reduzir o volume de materiais recicláveis destinados aos aterros.

Viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo.

Ampliar e melhorar a coleta, a triagem, o beneficiamento, a valorização e a comercialização dos materiais recicláveis.

Apoiar a geração de trabalho e renda, promover a inclusão social, a melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis.

Oferecer aos geradores de resíduos sólidos (toda a sociedade), uma opção adequada de gerenciamento de seus resíduos.

Oferecer aos recicladores e/ou indústrias transformadoras matérias-primas devidamente coletadas e processadas.

Estimular o desenvolvimento da Economia Circular, com vistas a propiciar um ganho de escala no fluxo circular dos materiais, por meio da regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O Mãos pro Futuro é realizado com sucesso nos 26 Estados e no Distrito Federal, beneficiando milhares de pessoas e famílias!

Valorizar o profissional que trabalha com materiais recicláveis é uma forma de apoiar a construção de uma sociedade mais justa e ambientalmente responsável.

O resultado? Mais qualidade de vida para todos!

O Programa Mãos Pro Futuro, inicialmente Dê a Mão Para o Futuro,  foi criado em 2006 pela ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos  como uma alternativa viável para suas associadas, a fim de atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. Após alguns anos, a inciativa passou a ser realizada em parceria com outras duas entidades, a ABIPLA - Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins e ABIMAPI - Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias.

O programa piloto foi inicialmente implantado no Estado de Santa Catarina, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau e São Bento do Sul. Posteriormente, e, ainda antes da publicação da PNRS, atendendo às leis estaduais, o Mãos Pro Futuro ampliou o seu raio de ação e passou a ser realizado em diversos municípios do Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.

Além de auxiliar as empresas no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, no plano ambiental o programa estimula a reciclagem, e no plano econômico fortalece e formaliza a cadeia de reciclagem, que hoje protagoniza um elo de suprimentos importante para uma transição eficiente em prol da Economia Circular. Já no plano social, valoriza e empodera os trabalhadores da reciclagem, a fim de que essa nova economia, além de prezar pela circularidade de nossos recursos naturais, seja também mais inclusiva.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, de todos os portes e instaladas em todo o país, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva.

Saiba mais: abihpec.org.br

  • Instagram ABIHPEC
  • Facebook ABIHPEC

Realização e coordenação

mãos-pro-futuro_5.jpg

Mãos Pro Futuro

Missão

Promover o aumento dos índices de reciclagem no Brasil, por meio de uma logística reversa socialmente justa, economicamente viável e ambientalmente correta.

Visão

Oferecer soluções de excelência em logística reversa, atendendo às metas com previsibilidade e segurança jurídica.

Valores

Transparência, Ética, Respeito, Eficiência

Prioridade Estratégica

  • Trabalhar em prol de uma economia circular inclusiva;

  • Aumentar a eficiência e a produtividade das organizações de catadores;

  • Engajar o consumidor para a correta separação e destinação das embalagens pós-consumo.

Parcerias

A ABIPLA representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimentos e inseticidas, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável.

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, ABIMAPI, é uma das maiores associações alimentícias do País. A entidade representa 114 empresas que detêm cerca de 80% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo nacional de farinha de trigo. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, a pesquisadores e às demais entidades, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias que representam nos cenários nacional e internacional.

bottom of page