top of page

Educação Ambiental: COOLIMPA realiza Ação de Conscientização para a Coleta Seletiva em Ilhéus, BA

No dia 7 de outubro, ocorreu na Praça do bairro Hernani Sá em Ilhéus, mais uma ação do programa “Mãos Pro Futuro”, reunindo cooperados da COOLIMPA, em um mutirão de conscientização e sensibilização da comunidade sobre a importância da coleta seletiva.


A Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa - COOLIMPA é um dos grupos responsáveis pela triagem e destinação de resíduos de papel, papelão, plásticos, metais, vidro e isopor no município. A cooperativa é parceira do programa desde 2021, tendo sensibilizado mais de 1.000 moradores com as ações do Programa e atingindo uma coleta mensal de cerca de 30 toneladas de materiais. Segundo a presidente da cooperativa, o Programa Mãos Pro Futuro vem sendo um parceiro na luta para fortalecer o papel dos catadores na cidade. “As ações que realizamos junto com o programa vem sendo de grande ajuda para que as pessoas possam entender cada dia mais qual é a importância de fazer a separação adequada do lixo, ajudando o meio ambiente, a limpeza da cidade e o trabalho dos catadores”, disse Deizemeire da Silva, presidente da COOLIMPA.


No município os bairros de Sapetinga, Pontal, Conquista, Savoia, Nelson Costa, e Nossa Senhora da Vitória, já foram contemplados com o Programa, que desta vez chega ao bairro Hernani Sá, localizado na zona sul da cidade. “Por ser um dos bairros mais populosos de Ilhéus, vimos a necessidade de realizarmos ações que chamem a atenção da comunidade para a importância do nosso trabalho para o bairro e para cidade”, concluiu Dezimeire.


Durante a ação, houve o mutirão de divulgação do Programa Mãos Pro Futuro com a distribuição de panfletos contendo as datas e os horários da coleta seletiva na região, e orientações de como separar o lixo destinado à coleta seletiva.


A gestão dos resíduos sólidos na Bahia é um desafio ambiental que afeta não apenas a qualidade de vida da população, mas também a biodiversidade e os ecossistemas locais.


Campanhas educativas, implantação de usinas de triagem e compostagem, a criação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a construção de aterros sanitários são algumas das medidas que visam modificar este cenário.


Confira as reportagens sobre o Mutirão:










bottom of page