top of page

Reportagem: Goiânia - Mãos Pro Futuro recicla cerca de 2,5 mil toneladas de lixo por mês em Goiânia

Atualizado: 5 de set. de 2023

Na Semana do Meio Ambiente o Bom Dia GO, exibiu o trabalho de reciclagem realizado em Goiânia, através do Programa Mãos Pro Futuro.




Essa ação, que faz parte do nosso calendário de comemorações do mês do meio ambiente, contou com cobertura do programa Bom Dia GO da TV Anhanguera, afiliada à TV Globo.


A coleta seletiva em Goiânia iniciou-se, oficialmente, em 2008. Atualmente, são 711 setores da capital, que em um sistema alternado de coleta, tem como desafio cumprir as metas de redução de recicláveis enviadas para a disposição final, descritas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Goiânia (PMGIRS 2016), aumentando a adesão da população ao programa de coleta seletiva.


“Estamos unindo forças em um grande movimento para mostrar a importância e popularizar o hábito da reciclagem. Precisamos do apoio de todos”, afirma Nair Vieira, cooperada e presidente da Central Uniforte.

Todos os meses, mais de 2,5 mil toneladas de recicláveis, como papel, plástico, papelão, metais e vidros são coletados pela Companhia de Urbanização de Goiânia-COMURG e enviadas às cooperativas parceiras.

“Muito material reciclável que pode ser reaproveitado, está indo para o lixo comum. Além disso, o que é descarte para lixo comum, acaba chegando na cooperativa porque a população não está ciente do programa da coleta seletiva e da forma adequada de separar seus resíduos.. Com um trabalho contínuo de conscientização sobre o que pode ser reciclado, a forma correta de destinação e o dia da coleta seletiva, os resultados serão outros”, destaca Lorena Zemir, catadora e presidente da Cooperativa Carrossel.


Durante a ação, houve o mutirão de divulgação do programa Mãos Pro Futuro, com distribuição de panfletos contendo o calendário da coleta seletiva e orientações de como separar corretamente as embalagens pós consumo destinadas à coleta seletiva.




Comments


bottom of page