A Associação dos Trabalhadores e Coletadores de Materiais Recicláveis de Muriaé – ASCAMAREM ganhou no dia 10/05, uma empilhadeira zero km para as atividades de movimentação de fardos no galpão.
Antes desta aquisição, os catadores e catadoras sofriam para carregar os caminhões com os fardos de recicláveis, pois tinham disponível apenas um elevador de cargas manual. O novo equipamento dará mais segurança e agilidade nos carregamentos.
O investimento de aproximadamente 120 mil reais foi feito pelo Programa Mãos Pro Futuro, uma iniciativa da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), realizada em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA) e com a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMAPI).
Assistida pelo Programa Mãos Pro Futuro, por meio da BADAME – Negócios de Impacto Social e Desenvolvimento Sustentável, a ASCAMAREM tem recebido assessoria técnica especializada com objetivo de capacitar os catadores visando melhoria na qualidade de vida, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade.
Em quase um ano de acompanhamento do Mãos Pro Futuro, a ASCAMAREM tem conseguido elevar a produção mensal de recicláveis, a aumentar a renda dos catadores e a melhorar a organização interna do empreendimento.
O programa também busca sensibilizar e envolver o poder público local e a comunidade a reconhecer e apoiar os trabalhos ambientais realizados pelos catadores, principalmente com a coleta seletiva solidária.
Comments